A natureza analógico-sacramental da humanidade de Jesus Cristo, Verbo e imagem de Deus-homem

  • Marcos Sabater Muñoz
Palavras-chave: Cristologia, Escatologia, Sacramento, Corpo, Analogia

Resumo

Resumo: O evento cristológico constitui o fundamento da fé da Igreja a partir do qual se desdobra o mistério da trinitariedade de Deus. A pessoa de Jesus Cristo se revela como pedra angular de toda a sistematização da teologia graças ao caráter sacramental da sua humanidade e ao senso analógico da sua corporeidade. A união hipostática das duas naturezas na pessoa do Filho abre a porta a um desenvolvimento ulterior dos termos clássicos de “Verbo” e “Imagem” no discurso teológico. Com efeito, a relação filial do Verbo feito carne com respeito ao Pai abre a possibilidade de um discurso escatológico abrangente no qual o Filho é a Imagem do Pai e é a Imagem do “homem novo e perfeito”. No corpo do Senhor, o Iluminador, a criação encontra a sua identidade e a meta da plena realização. A Igreja, enquanto Corpo vivo e vivificado por ele, exerce a sua missão no mundo de adiantar as realidades divinas manifestando o amor agápico nas suas relações humanas dentro da própria comunidade e com o mundo. Nesse sentido, quem vislumbra a presença de Deus no Corpo de Cristo, está palpando ao mesmo Senhor ressuscitado chamando-o à vida divina através da vivência do seu batismo.

Palavras-chave: Cristologia. Escatologia. Corpo. Analogia. Sacramento.

 

Abstract:  The Christological event constitutes the foundation of the Church's faith from which the mystery of God's trinitarianity unfolds. The person of Jesus Christ is revealed as the cornerstone of the whole systematization of theology thanks to the sacramental character of his humanity and the analogical sense of his corporeality. The hypostatic union of the two natures in the person of the Son opens the door to a further development of the classical terms "Word" and "Image" in theological discourse. In fact, the filial relation of the Word made flesh with respect to the Father opens the possibility of a comprehensive eschatological discourse in which the Son is the Image of the Father and is the Image of the "perfect new man." In the body of the Lord, the Illuminator, creation finds its identity and the goal of complete realization. The Church, as a living and vivified Body by him, carries out its mission in the world to anticipate divine realities by manifesting agapic love in its human relations within its own community and with the world. In this sense, whoever sees the presence of God in the Body of Christ is palpating the same risen Lord calling him to the divine life by living his baptism.

Keywords:  Christology. Eschatology. Body. Analogy. Sacrament.

 

Resumen: El evento cristológico constituye el fundamento de la fe de la Iglesia a partir de la cual se desarrolla el misterio de la trinitariedad de Dios. La persona de Jesucristo se revela como la piedra angular de toda la sistematización de la teología gracias al carácter sacramental de su humanidad y al sentido analógico de su corporeidad. La unión hipostática de las dos naturalezas en la persona del Hijo abre la puerta a un mayor desarrollo de los términos clásicos "Palabra" e "Imagen" en el discurso teológico. De hecho, la relación filial de la Palabra hecha carne con respecto al Padre abre la posibilidad de un discurso escatológico integral en el que el Hijo es la Imagen del Padre y es la Imagen del " hombre nuevo y perfecto". En el cuerpo del Señor, el Iluminador, la creación encuentra su identidad y el objetivo de la plena realización. La Iglesia, como un Cuerpo viviente y vivificado por él, lleva a cabo su misión en el mundo para adelantar  las realidades divinas al manifestar el amor agápico en sus relaciones humanas dentro de la propia comunidad y con el mundo. En este sentido, quien ve la presencia de Dios en el Cuerpo de Cristo está palpando al mismo Señor resucitado que lo llama a la vida divina a través de la experiencia de su bautismo.Mostrar mais

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Palabras clave: Cristología. Escatología. Cuerpo. Analogía. Sacramento.

 

Sommario: L'evento cristologico costituisce il fondamento della fede della Chiesa da cui si sviluppa il mistero della trinitarità di Dio. La persona di Gesù Cristo si rivela la pietra angolare dell'intera sistematizzazione della teologia grazie al carattere sacramentale della sua umanità e al senso analogico della sua corporeità. L'unione ipostatica delle due nature nella persona del Figlio apre le porte a un ulteriore sviluppo dei termini classici "Verbo" e "Immagine" nel discorso teologico. In effetti, la relazione filiale del Verbo fatto carne rispetto al Padre apre la possibilità di un ampio discorso escatologico in cui il Figlio è l'immagine del Padre ed è l'immagine del "uomo nuovo e perfetto". Nel corpo del Signore, l'Illuminatore, la creazione trova la sua identità e l'obiettivo della piena realizzazione. La Chiesa, come Corpo vivente e vivificato da lui, svolge la sua missione nel mondo per far avanzare le realtà divine manifestando l'amore agapico nelle sue relazioni umane all'interno della propria comunità e con il mondo. In questo senso, chiunque vede la presenza di Dio nel Corpo di Cristo, palpa lo stesso Signore risorto che lo chiama alla vita divina attraverso l'esperienza del suo battesimo.

Parole chiave: Cristologia. Escatologia. Corpo. Analogia. Sacramento.

 

Résumé: L'événement christologique constitue le fondement de la foi de l'Église à partir de le quelle se dévoile le mystère de la Trinité. La personne de Jésus-Christ est révélée comme la pierre angulaire de toute la systématisation de la théologie grâce au caractère sacramentel de son humanité et au sens analogique de sa corporalité. L'union hypostatique des deux natures dans la personne du Fils ouvre la porte à un développement ultérieur des termes classiques "Parole" et "Image" dans le discours théologique. En fait, la relation filiale du Verbe fait chair à l'égard du Père ouvre la possibilité d'un discours eschatologique complet dans lequel le Fils est l'image du Père et l'image du "nouvel homme parfait". Dans le corps du Seigneur, l'Illuminateur, la création trouve son identité et le but de sa pleine réalisation. L'Eglise, en tant que corps vivant et vivifiant pour lui, remplit sa mission dans le monde de faire avancer les réalités divines en manifestant l'amour agapique dans ses relations humaines au sein de sa propre communauté et avec le monde. En ce sens, quiconque voit la présence de Dieu dans le Corps de Christ palpe le même Seigneur ressuscité en l'appelant à la vie divine à travers l'expérience de son baptême.

Mots-clés: Christologie. Eschatologie. Corps. Analogie. Sacrement.

Publicado
2019-08-27
Seção
Resumos