Edith Stein: empatia e vida associativa

  • Paulo de Matos Félix
Palavras-chave: Fenomenologia, Empatia, Comunidade, Solidariedade, Massa, Estado

Resumo

Resumo: O presente artigo antes de analisar o tema da empatia nos estudos de Edith Stein, e sua contribuição para a análise das agregações humanas, apresenta de modo sucinto o crescimento intelectual de Edith Stein, as contribuições de vários filósofos no seu desenvolver filosófico até sua reflexão sobre a empatia; bem como a força de ter sido “alcançada por Cristo” e a influência dos escritos de Santa Teresa de Ávila, que geraram a sua conversão ao catolicismo. Para Edith Stein, a empatia é o que permite dar-se conta do outro, de entrar em relação com o sujeito (sem reduzi-lo ou desconsiderá-lo enquanto pessoa). Pela empatia, pode-se entrar na experiência do outro, identificando seus valores e atitudes, valorizando a alteridade, sem cair na indiferença. Ao analisar as principais formas de agregações humanas (comunidade, massa, sociedade, Estado), Stein verifica que a comunidade é a forma associativa que mais respeita a individualidade e dignidade de cada pessoa, pois está baseada no intercâmbio de dons (possível pela experiência empática) e disponibilidade (solidariedade) de cada indivíduo que a compõe. Em contraposição, nas demais formas sociais algum fator pessoal será reduzido, manipulado ou desconsiderado para manter a estrutura interna dessa forma social. Para Stein, como o homem é um ser pessoal e comunitário desde a sua gênese, necessita do crescimento na experiência empática e na solidariedade, para não diluir-se ou vender-se a experiências sociais que lhe descaracterizem, mas valorizem e permitam-lhe crescer sempre mais, enquanto pessoa.

Palavras-chave: Fenomenologia. Empatia. Comunidade. Solidariedade. Massa. Estado.

 

Abstract: This article, before analyzing the theme of empathy in Edith Stein's studies and her contribution to the analysis of human aggregations, briefly presents the intellectual growth of Edith Stein, the contributions of various philosophers in her philosophical development until her reflection on empathy; as well as the force of having been "reached by Christ" and the influence of the writings of St. Teresa of Avila, which led to her conversion to Catholicism. For Edith Stein, empathy is what allows one to realize the other, to enter into relationship with the subject (without reducing or disregarding him as a person). Through empathy, one can enter into the experience of the other, identifying their values and attitudes, valuing alterity, without falling into indifference. In analyzing the main forms of human aggregation (community, mass, society, state), Stein finds that the community is the associative form that most respects the individuality and dignity of each person, since it is based on the exchange of gifts (possible by empathic experience) and accessibility (solidarity) of each individual composing it. In opposition, in the other social forms some personal factor will be reduced, manipulated or disregarded to maintain the internal structure of this social form. For Stein, since man is a personal and communitarian being since his genesis, he needs growth in empathic experience and solidarity, not to be diluted or sold to social experiences that deprive him of his value but allow him to grow always more, as a person.

Keywords: Phenomenology. Empathy. Community. Solidarity. Mass. State.

 

Resumen: Este artículo, antes de analizar el tema de la empatía en los estudios de Edith Stein y su contribución al análisis de las agregaciones humanas, presenta brevemente el crecimiento intelectual de Edith Stein, las contribuciones de varios filósofos en su desarrollo filosófico a su reflexión sobre la empatía, así como el poder de haber sido "alcanzado por Cristo" y la influencia de los escritos de Santa Teresa de Ávila, que llevaron a su conversión al catolicismo. Para Edith Stein, la empatía es lo que le permite a uno darse cuenta del otro, entrar en relación con el sujeto (sin reducirlo o despreciarlo como persona). A través de la empatía, uno puede entrar en la experiencia del otro, identificando sus valores y actitudes, valorando la alteridad, sin caer en la indiferencia. Al analizar las principales formas de agregación humana (comunidad, masa, sociedad, estado), Stein encuentra que la comunidad es la forma asociativa que más respeta la individualidad y la dignidad de cada persona, ya que se basa en el intercambio de regalos (posible por experiencia empática) y disponibilidad (solidaridad) de cada individuo que lo compone. En contraste, en las otras formas sociales se reducirá, manipulará o ignorará algún factor personal para mantener la estructura interna de esta forma social. Para Stein, dado que el hombre es un ser personal y comunitario desde su génesis, necesita crecer en la experiencia empática y en la solidaridad, no para ser diluido o vendido a las experiencias sociales que lo privan de su valor, pues así le permiten crecer siempre más como persona.

Palabras clave: Fenomenología. Empatía Comunidad. Solidaridad. Masa. Estado.

 

Sommario:  Il presente articolo, prima di esaminare la questione dell’empatia negli studi di Edith Stein e il suo contributo all'analisi delle aggregazioni umane, presenta brevemente la crescita intellettuale di Edith Stein, i contributi dei vari filosofi nel suo sviluppo filosofico fino alla sua riflessione sulla empatia, così come la forza di essere stata "raggiunta da Cristo" e l'influenza degli scritti di S. Teresa d'Avila, che l’ha portata alla sua conversione al cattolicesimo. Secondo Edith Stein, l’empatia è ciò che permette di rendersi conto dell’altro al fine di entrare in relazione con il soggetto (senza ridurlo o sconsiderarlo come persona). Attraverso l'empatia si può entrare nell'esperienza dell'altro, identificando i suoi valori e atteggiamenti, valorizzando  l'alterità, senza cadere nell'indifferenza. Nell’analisi delle principali forme di aggregazioni umane (comunità, massa, società, Stato), Stein osserva che la comunità è la forma associativa che più rispetta l'individualità e la dignità di ogni persona, perché si basa sullo scambio di doni (possibili mediante l'esperienza empatica) e disponibilità (solidarietà) di ciascun individuo che la compone. Al contrario, nelle altre forme sociali alcuni fattori personali saranno ridotti, manipolati o sconsiderati al fine di mantenere la struttura interna di questa forma sociale. L'uomo è un essere personale e comunitario fin dalla sua genesi, afferma Stain, e perciò ha bisogno di una crescita nell'esperienza empatica e nella solidarietà, per evitare di diluirsi o vendersi a delle esperienze sociali che lo snaturino, bensì lo valorizzi, facendo sì che egli cresca sempre più come persona.

Parole chiave: Fenomenologia. Empatia. Comunità. Solidarietà. Massa. Stato.

 

Résumé: Cet article, avant d'analyser le thème de l'empathie dans les études d'Edith Stein et sa contribution à l'analyse des agrégations humaines, présente brièvement la croissance intellectuelle d'Edith Stein, les contributions de divers philosophes dans son développement philosophique jusqu'à sa réflexion sur l'empathie; ainsi que la force d'avoir été "atteint par le Christ" et l'influence des écrits de Sainte Thérèse d'Avila, qui ont originé sa conversion au catholicisme. Pour Edith Stein, l'empathie est ce qui permet à chacun de réaliser l'autre, d'entrer en relation avec le sujet (sans le réduire ni le négliger en tant que personne). Grâce à l'empathie, on peut entrer dans l'expérience de l'autre, en identifiant ses valeurs et ses attitudes, en valorisant l'altérité, sans tomber dans l'indifférence. En analysant les principales formes d'agrégation humaine (communauté, masse, société, État), Stein constate que la communauté est la forme associative qui respecte le plus l'individualité et la dignité de chaque personne, puisqu'elle est basée sur l'échange de dons (possible par expérience empathique) et la disponibilité (solidarité) de chaque individu qui la compose. En opposition, dans les autres formes sociales, un facteur personnel sera réduit, manipulé ou ignoré pour maintenir la structure interne de cette forme sociale. Pour Stein, l’homme étant un être personnel et communautaire depuis sa genèse, il a besoin de se développer dans l’expérience empathique et dans la solidarité pour ne pas être dilué ni vendu à des expériences sociales qui le privent de sa valeur mais qui lui permettent de grandir toujours davantage, en tant que personne.

Mots-clés: Phénoménologie. Empathie. Communauté. Solidarité. Masse. État.

Publicado
2019-08-27
Seção
Resumos